sexta-feira, 2 de julho de 2010

Creme de Cupuaçu

Foto de divulgação

O cupuaçu é uma fruta típica da região amazônica e que já pertenceu aos japoneses – sim, é verdade! Mas isso é assunto para uma outra ocasião. Apesar de ser uma fruta extremamente azeda, do cupuaçu pode-se fazer geléia, creme, licor, suco, entre outras delícias.


Bom, ontem (01/07), andando pelo município de Salto-SP, encontrei, por acaso, um supermercado que estava vendendo cupuaçu. Assim que vi a fruta, imediatamente me veio em mente um delicioso creme de cupuaçu – coisa que eu não aprecio há anos. A alegria foi imensa! E como estava acompanhado com o meu tio Jair e minha tia Maria, e como eles nunca ouviram falar na tal fruta, resolvi presenteá-los com essa iguaria.


Bem, segue a receita para fazer uma tijela ou pirex (como você achar melhor):


Ingredientes:

1 cupuaçu;

1 cx de creme de leite;

2 lt de leite condensado;


Modo de preparar:

Depois de cortar a poupa do cupuaçu com uma tesoura esterelizada, coloque a poupa no liquidificador, adicione o creme de leite e bata até a poupa virar uma creme. Em seguida, adicione uma lata de leite condensado. Como o cupuaçu é uma fruta azeda, acrescente a segunda lata de leite condensado aos poucos e vá experimentando até você chegar a um ponto que satisfaça seu paladar. É interessante você não eliminar o sabor azedo do cupuaçu. E caso o creme fique muito “pastoso”, aconselho você a adicionar um pouquinho de água para que o creme não fique parecendo uma massa.

Após bater o creme de cupuaçu, coloque-o numa tigela/pirex e deixe-o no congelador por cerca de quatro horas. Depois é só alegria!


Foto: Wanger Kaiowas

Dica: para dar um toque a mais no creme de cupuaçu, você pode utilizar biscoitos de champanhe fazendo várias camadas, uma de creme de cupuaçu e outra de biscoito de champanhe.

Para fazer o creme de cupuaçu que daria para cinco pessoas, eu gastei cerca de R$ 15,00. Ressaltando que o cupuaçu custou R$ 8,00, enquanto em Manaus ele custa R$ 1,00. E para fazer essa receita, eu tive que ligar para minha amiga Silvia Fernandes, em São Paulo-SP. Pois, como alguns sabem, eu não nasci para lidar com a cozinha, mas tenho meus momentos de chef , rsrs...


E, tia Maria, desculpe-me pela brincadeira de mal gosto! É que, enquanto cortava a poupa de cupuaçu, dei uma caroço do cupuaçu para ela experimentar. Falei algo do tipo: “tia, prova aí pra senhora ver como é doce”. Putz, ela não fez uma cara muito feliz ao sentir aquele sabor azedo do cupuaçu! Mas, depois ela provou e aprovou o creme de cupuaçu. E, então, fui perdoado!


É isso!


Beijos, cuidem-se...

3 comentários:

Malu Paixão disse...

Nossa! Isso não é lenda?
hahaha boa postagem, maluca como vc!
Se eu nao vevisse em um regime ferrado eu até tentaria fazer em casa...
bjss

ps.: Eu uso isso no cabel.. -Oi?

Francy´s Oliva disse...

O cupuaçu é uma fruta muito forte e seu suco também é uma delicia.
Beijitus e um bom final de semana.

Dona Roda disse...

Eu gosto da proporção 1 cx de leite condensado para 1 caixa de creme de leite. Porque o azedo é mesmo o tchannn da parada. Queria encontrar um cupuaçu perdido por aqui tbm.

Beijão!!!